Tons terrosos, metalizados e vibrantes são tendências de coloração para 2019

02/08/2018 | Viviane Sato

As tendências de beleza para 2019 foram apresentados no Hair Fashion Day, evento realizado pela L’Oréal Professionnel em parceria com a WGSN – World Global Style Network

Mais de 300 profissionais de beleza tiveram a oportunidade de conferir as principais tendências para 2019 na terceira edição do Hair Fashion Day, que aconteceu no dia 31 de julho, em São Paulo.

O evento produzido por L’Oreal Professionnel em parceria com a WGSN, líder mundial em previsões de tendências, apresentou três macrotendências que estão por vir. “O resultado dessa pesquisa não é futurologia, é recorrência de padrões. São tendências de comportamento com desdobramento para a área de beleza. ”, explicou Julia Curan, consultora da WGSN.

Tons terrosos, metalizados e vibrantes são tendências de coloração para 2019

As macrotendências

De acordo com Julia, da WGSN, há três grandes movimentos que devem impactar o universo de beleza no próximo ano: Comunidades Locais, Em Contato e Manifesto Criativo. Os artistas de L’Oréal Professionnel Bruno Viana, Fernando Torquatto, Rafael Senna e Washington Nunnes preparam visuais poderosos e deram dicas para reproduzir o estilo e técnica usados.

Tons terrosos, metalizados e vibrantes são tendências de coloração para 2019

Washington Nunnes, Bruno Viana, Rafael Senna e Fernando Torquatto

Comunidades Locais

Tons terrosos, metalizados e vibrantes são tendências de coloração para 2019

A primeira é chamada de “Comunidades Locais”, inspirada no conforto de casa, vida em pequenas comunidades e busca das origens. Assim traz uma paleta acolhedora e familiar com cores que remetem a tons terrosos da natureza. Para o styling, toque retrô com franja curta e espessa, pontas modeladas para dentro e ondas naturais. “Esse look é o mais usual dos três. Minha inspiração foi a cor da folha de plátano no inverno com mistura de avelã”, explicou o profissional Washington Nunnes. Para a maquiagem, o maquiador Rafael Senna usou batom vermelho fosco “aplicado com os dedos para dar toque natural”. Pele matte, tons de açafrão, coral e bronze para os olhos e maçã do rosto.

Em Contato

Tons terrosos, metalizados e vibrantes são tendências de coloração para 2019

A segunda macrotendência “Em Contato” destaca a introspecção e traz uma paleta de tons que acalmam em contraste com nuances vibrantes que energizam: acinzentados, platinados e metalizados. “Esse cabelo mostra uma mulher elegante, mas que expressa ousadia com um cabelo poderoso”, comentou o hairstylist Bruno Viana. A maquiagem explora o brilho com foco no iluminador, sombras metálicas e gloss como na beleza produzida por Rafael Senna para esse look.

Manifesto Criativo

Tons terrosos, metalizados e vibrantes são tendências de coloração para 2019

Por último, a aposta segue em tons primários e vibrantes para criar looks impactantes com a macrotendência “Manifesto Criativo”. O responsável pela produção foi o beauty artist Fernando Torquatto. “Quando a gente fala de ‘Manifesto Criativo’ refere-se principalmente à autoexpressão e criatividade. Apresenta cabelos gráficos bem lisos e com cores primárias, como o verde, o vermelho e o azul”, declarou. Para o styling, volume e texturização com permanente ou cachos naturais com toque selvagem. Na maquiagem, Torquatto mostrou linhas abstratas e tons vibrantes nos olhos, pele natural e lábios com efeito glossy.

Style & Colour Trophy

Ao final, os profissionais de L’Oréal Professionnel, Henrique Cocenzzo e Cristina Zuccarelli anunciaram os semifinalistas do Style & Colour Trophy de São Paulo. “Nossa missão é empoderar o profissional cabeleireiro, estimular a conexão com as tendências do mundo da moda e revelar novos talentos”, declarou Henrique.

Antes de convidar os participantes ao palco, Henrique falou da importância do concurso, que nasceu na Inglaterra em 1954, e explicou sobre o tema desse ano: a mulher parisiense. “Apresentamos três propostas para inspirar os profissionais: estilo urbano, noturno e romântico”, explicou.

Nessa etapa, as equipes vencedoras foram o colorista Alison Alvarez e a stylist e modelo Monique Couto, do salão Studio W; e a colorista Mayara Amaral, stylist Denis Leão e modelo Victoria Alcoforado, do salão Mega Hairline. “É uma maneira de expor a arte. Quero parabenizar a todos os participantes!”, comentou Cristina, gerente nacional de educação.

A final nacional acontecerá na Beauty Fair, em setembro, e a mundial em Paris, França, no próximo ano.

Fotos: Divulgação