Turismo de beleza: um guia com os encantos do Espírito Santo

20/07/2016 | Patricia Santos

De uma identidade cultural peculiar, resultado do encontro de diferentes povos – indígenas, africanos, portugueses e holandeses entre tantos outros –, o Estado do Espírito Santo tem uma riqueza natural incontestável. Reúne montanha e mar, com paisagens que enchem os olhos, renovam as energias e aguçam a criatividade de qualquer profissional. Formado por 78 municípios, o estado tem atualmente mais de 3,5 milhões de habitantes.

guia-ES

CAPIXABA DE CORAÇÃO
guia-ES-angelo-marxUm dos moradores apaixonados é o beauty artist Angelo Marx. Nascido em Minas Gerais, ele adotou o Espírito Santo como sua casa e reside há 15 anos em Vitória, onde comanda seu próprio salão. ID Artist de L’Oréal, ele compartilhou conosco seu roteiro.

O meu salão – Localizado no Jardim Camburi, o Espaço Angelo Marx foi inaugurado em 2004 (em agosto completa 12 anos de atividade!). “Nossa especialidade são os loiros, ou o Loiro Luxo, como chamamos o serviço de cor. Fazemos mais de 250 por mês! Também executamos corte, escova, tratamentos, penteados, maquiagem, modelagem de sobrancelhas e Dia da Noiva.”

guia-ES-salao-angelo

Garimpagem – “Costumo comprar produtos profissionais em distribuidoras aqui do Estado, como a Stylos (Rua Pirapitininga, 222, Praia da Costa, 27 3062-8333) em Vila Velha. Já itens de maquiagem encontro na Chic Make-up (Avenida Eldes Scherrer Souza 975, Ed. Ative, sala 1221, 27 3082-6770 / 30531922), na Serra”

Evento bombado – “A feira Beauty Fashion Fair [veja abaixo] está crescendo a cada edição, atraindo mais marcas e profissionais. Na última edição, realizada em maio, ministrei um workshop de cabelo, no qual ensinei algumas das técnicas que são sucesso no salão e nos editoriais”, conta.

guia-ES1

Points imperdíveis – “Começo minha lista de pontos turísticos pelas montanhas. Domingos Martins, por exemplo, tem um clima incrível e lindas quedas d’água. É ótimo para praticar rafting e degustar um bom vinho produzido no local e o café colonial. Outro destaque, a Pedra Azul, tem hotéis e pousadas aconchegantes com vista para a Pedra do Lagarto. Perfeita para caminhar e admirar suas piscinas naturais. Indico também Santa Tereza, que tem características italianas e anualmente é palco para o Festival Internacional de Jazz e a Carretela, uma festa que lota suas pequenas ruas ao som de canções italianas e distribuição de vinho.

Para os mais aventureiros, recomendo Alfredo Chaves, um lugar propício para voar de parapente e saltar de paraquedas. Já Guarapari é muito procurada no verão e tem uma casa de shows muito famosa, a Multiplace Mais. As praias maravilhosas e o Morro do Moreno de Vila Velha são uma delícia para trekking, rapel e passeios de bike para admirar a Terceira Ponte e o Convento da Penha.

guia-ES-praia-camburi

Aqui, aliás, acontece uma importante comemoração religiosa do País e sua caminhada, Passos de Anchieta, sai de Vila Velha e vai até Anchieta. Vitória, onde moro, conta com a extensa Praia de Camburi. Destaco a culinária que, além da famosa moqueca, traz a torta capixaba, preparada com mariscos e outros frutos do mar. O som do momento por aqui é o sertanejo, com cinco casas que lotam, e a Woods é uma delas.”

MAIS ACHADOS
Além das dicas do top Angelo Marx, garimpamos outros destaques do Espírito Santo

Arte-maquiagem – Formada em moda e apaixonada por make-up, Gleyci Sassi vivia com sua casa repleta de amigas à espera de suas dicas. Assim acabou surgindo o GS Studio, onde hoje ela oferece serviços de maquiagem, design de sobrancelhas, Dia da Noiva e ainda dá aulas para profissionais e amadores. Hoje ela é professora do Senac e maquiadora da Indice Tokyo. Seu espaço conta também com loja e fica no centro de Vila Velha: Rua Cabo Aylson Simões, 952.

guia-ES-salão-gleyci

Perito em cabelo – Depois de muitos anos atuando em seu salão e em sua academia em Cotia (SP), o italiano Rino Farano e sua mulher Nanci mudaram-se para o Espírito Santo. Além de ministrar cursos por todo o Brasil, o casal abriu um salão no condomínio Villagio Laranjeiras, em Serra.

BEAUTY FASHION FAIR
Realizada no último mês de maio, a feira vem se confirmando como uma boa oportunidade de negócios e conteúdo na área de beleza, estética, maquiagem e cabelos. A quinta e próxima edição está prevista para acontecer de 6 a 9 de maio de 2017, no Carapina Centro de Eventos, na Rodovia do Contorno, BR-101 Norte, Serra, Espírito Santo. (beautyfashionfair.com.br )

guia-ES-beauty-fashion-hair1

A ILHA DO MEL
Uma das três ilhas-capitais do País, Vitória tem o desenvolvimento sustentável como marca registrada e as oportunidades de empreendimentos estão sempre alinhadas com a preservação de sua história, cultura e ecossistemas. Sua economia está baseada nas atividades portuárias, no comércio, na prestação de serviços e no turismo de negócios. Fundada em 1551, mantém muito da arquitetura (palacetes, igrejas e escadarias) conservada, principalmente na área central da cidade. Possui, ainda, parques e praias que atraem turistas para esportes náuticos.

FOLCLORE PARA INSPIRAR
Sons, movimentos e cores, três fatores que levam o profissional de beleza a mergulhar num mundo novo e inspirador. Destaque para as demonstrações folclóricas no Estado. Uma dança marcada pelo ritmo forte de tambores e casacas (reco-reco de cabeça esculpida), de coreografia própria, sem texto dramático e que permite a inclusão de outras pessoas além de seus dançadores. Assim são as Bandas de Congo, a mais importante manifestação da cultura popular do Espírito Santo, que tem origem nos povos indígenas.

guia-ES-alfredo-chaves

Outro destaque é o Ticumbi, uma brincadeira que existe há mais de 200 anos e é composta por cânticos e bailados. Sua dramatização apresenta uma “guerra” entre duas majestades negras (o Reis de Congos e o Reis de Bamba) que desejam comemorar a festa de São Benedito separadamente. No final, ocorre o festejo em que todos dançam e cantam o Ticumbi com trajes especiais ao ritmo de pandeiros e chocalhos de lata (canzás) e viola.

 

Texto: Annamaria Aglio (edição para web: Patricia Santos)
Fotos: Divulgação