Valcenir Bedin responde tudo sobre queda de cabelo

13/12/2017 | Redação

Má alimentação e deficiência em nutrientes, vitaminas e sais minerais, disfunção hormonal e problemas genéticos são algumas causas da queda de cabelo. Veja a entrevista com Valcenir Bedin, médico especialista em dermatologia, e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

 

O que causa a queda de cabelo?

Valcenir Bedin – Didaticamente podemos dizer que três grupos de motivos podem levar à queda de cabelo. Primeiro, um distúrbio metabólico nutricional. Por falta de nutrientes, vitaminas, sais minerais, pode haver queda. Segundo, um problema metabólico hormonal, no qual disfunções  hormonais da tiroide, hipófise, suprarrenal ou ovários, podem levar ao problema. Por último, pode haver um problema genético, que leva à calvície.

 

Falta de vitaminas e má alimentação influem?

Valcenir Bedin – Sim. Isso é muito comum. Dietas severas podem levar à queda.

queda de cabelo valcenir bedin

O estresse é um dos motivos?

Valcenir Bedin – Sim. O estresse compete com a entrada de nutrientes na raiz do cabelo e dificulta o crescimento e pode levar à queda.

 

A queda de cabelo pode ser alinhada ao uso contínuo de químicas como, por exemplo, tintura e progressiva?

Valcenir Bedin – Não. Com agressões químicas graves podemos ter uma quebra dos fios, que se confunde com a queda.

 

Está relacionada ao uso incorreto de produtos capilares?

Valcenir Bedin – Dificilmente um produto externo pode causar queda de cabelo. Normalmente, o que se vê com produtos inadequados é uma quebra dos fios.

 

Como notar que a queda do cabelo está alinhada à quebra do fio?

Valcenir Bedin – Ao invés de se ver uma rarefação, que é mais comum na queda, o que vemos na quebra dos fios é a presença de fios de tamanhos variados e quando vistos após a queda não apresentam aquela pontinha esbranquiçada, chamada de mucina.

 

Quando devemos procurar um dermatologista ou tricologista?

Valcenir Bedin – Toda vez que tivermos um problema que não possa ser resolvido com os produtos que temos à mão devemos procurar ajuda especializada.

queda de cabelo valcenir bedin

Quais ingredientes são indispensáveis na formulação dos produtos de uso diário? O que xampu e condicionador precisam ter para controlar a queda de cabelo?

Valcenir Bedin – O ideal é que se escolha uma linha adequada ao tipo de fio e que dê ao couro cabeludo uma condição adequada de limpeza e saúde. Lembrar que misturar linhas não é bom, pois elas são feitas para se complementarem.

 

E quais ativos são indispensáveis na formulação para controlar a quebra dos fios?

Valcenir Bedin – Produtos que tenham na sua composição elementos que fortaleçam os fios. Um bom exemplo são os derivados do silicone ou com vitaminas que deixem os fios mais resistentes.

 

É possível estimular o crescimento dos fios? Quais ingredientes são necessários na formulação para garantir um bom resultado?

Valcenir Bedin – Quando colocamos nos produtos elementos que são constituintes dos fios como vitaminas, aminoácidos e sais minerais. Isso ajuda a fazer mais fios e a estimular os que já existem.

 

Sugestão de consumo

A entrevista faz parte de uma ação da Salon Line que encomendou uma pesquisa para o laboratório Ecolyzer. Durante 180 dias, foram feitos testes cegos com 210 voluntárias, entre 20 e 40 anos. Todas relataram crescimento, fortalecimento dos fios e não se queixaram de queda. Os produtos usados são da linha S.O.S Bomba de Vitaminas.

 

Fotos: Shutterstock