Veja como reproduzir looks ultracoloridos com tons nada comportados

19/08/2015 | Patricia Santos

Quem é atento já percebeu um novo desejo crescente na seara da coloração. Cada vez mais, as clientes “modernosas” têm marchado salão adentro e pedido técnicas e cores que demonstrem mais atitude. Essas mulheres não querem mais saber da onda do cabelo de bebê, da mecha que imita aquela de quem tomou sol. Agora, elas, felizmente, usam tons que nada têm a ver com o de nascença. Elas querem dizer: “Sim, eu gosto de ser diferente!” Essa moda tem influenciado cantoras famosas, atrizes hollywoodianas, europeias e até globais! 

A prova? Basta lembrar-se da sweet Katy Perry e suas madeixas lilás no Grammy 2015. Ou pensar na queridinha Emma Stone com o visual loiro rocker com raiz escura assumida em Birdman, vencedor do Oscar de Melhor Filme. E o que dizer da francesa Léa Seydoux, que usou nos cabelos a cor que deu o nome ao longa-metragem Azul é a Cor Mais Quente? Isso sem falar da nossa “bafônica” capa de março com a atriz Josie Pessoa e seu vermelho mais pedido na CAT (Central de Atendimento ao Telespectador da Rede Globo) durante meses. Alguém ainda duvida que essa moda veio para ficar?

Segundo o hairstylist Jean Philippe, do Circus Hair (SP), essa mudança faz parte da evolução feminina. “Depois do estereótipo da mulher magra, loira e de cabelo extremamente liso, elas querem mais é se rebelar e surpreender as pessoas nas ruas com looks inusitados, que fogem do padrão de beleza pregado no passado”, afirma. Para manter essas mulheres poderosas e felizes em sua bancada, nós conversamos com quatro experts para falar dos visuais de celebridades mais comentados dos últimos tempos. Eles dão dicas arrasadoras para obter look moderno e explicam quais técnicas devem ser escolhidas em cada caso. Veja a seguir: 

LOIRO ROCKER

Para a cliente que quer: assumir que não nasceu blondie mas ama ser uma.

Musa inspiradora: Emma Stone no filme Birdman (A Inesperada Virtude da Ignorância).

O visual: no papel da filha problemática de um ator famoso, ela aparece com um loiro-platinado-chumbo com raiz esfumada.

Expert: Fredy Parra, Retrô Hair (SP).

As mechas: para conseguir esse efeito, deve-se descolorir. Entretanto, não o faça por inteiro. Opte pelo sistema de mechas largas em muita quantidade. Também utilize diferentes tipos de OX junto ao descolorante, assim conseguirá a variação das tonalidades. 

A cor: o visual loiro roqueiro de Emma não deve ficar apenas na descoloração. Deve-se matizar para conseguir o platinado-chumbo. Aconselho utilizar tonalizantes acinzentados, como 10.21 e 12.89.

A raiz: pode até parecer que a personagem de Emma deixou a cabeleira crescer e se esqueceu de descolorir. Mas, na sua cliente, faça esse look esfumando essa área com um tom número 6. É a última etapa do processo todo.

Dica de expert: “O cabelo pode parecer nada certinho, mas requer muito tratamento regrado devido à descoloração. Independente de atitude, a cliente terá de recorrer a hidratações constantes em casa e mensais no salão de beleza. Não se esqueça de avisá-la antes de começar o processo“.

VERMELHO BOMBÁSTICO

Para a cliente que quer: um look capaz de fazer as pessoas virarem a cabeça.

Musa inspiradora: Josie Pessoa, da novela Império (TV Globo).

O visual: o vermelho intenso acobreado da personagem Du. Sua cor já foi chamada de Really Red (realmente vermelho) e foi a mais pedida pelo público da TV Globo, durante praticamente todo o período em que a novela ficou no ar.

Expert: Ivaldo Lima, salão Stylo Hair (PR) 

O processo: antes de avermelhar, é preciso descolorir a cabeleira até que ela esteja em uma base clara. Quem não nasceu assim precisa, necessariamente, passar por descoloração. Em fios escuros, use OX de 30 volumes. O tempo de pausa dependerá de cada cabelo. 

A cor: a nuance de Josie é vermelho-picante, ou seja, intenso. A aplicação deve ser gradual, começando pelas pontas e depois seguindo com cuidado pelo comprimento.

A raiz: para não ter diferença de tom, após terminar a coloração na extensão e nas pontas, aguarde 15 minutos. Somente depois desse intervalo, siga para as raízes. O período de ação nesta área também deve ser de 15 minutos.

Dica de expert: “Deve-se estar atento à descoloração. Para mais escuras e vibrantes, como roxo e vermelho, não devemos atingir um grau muito profundo de clareamento, pois quando isso acontece, essas cores têm tendência a despigmentar com muita facilidade”.

LILÁS IRREVERENTE

Para a cliente que quer: ser uma diva com o cabelo lavanda.

Musa inspiradora: a cantora Katy Perry.

O visual: a cantora roubou a cena no Grammy 2015, quando surgiu no tapete vermelho com sua cabeleira com dois tons de lilás.

Expert: Marinaldo Rocha, Vintage Hair & Make Up, Mossoró (RN).

A descoloração: antes da cor, deve ser feita em todo o cabelo, na altura de um tom frio, como 12.0, assim a coloração terá maior aderência. Deixe algumas mechas reservadas para alcançar esse toque chique de transparência que valoriza o novo look. 

A cor: “Para conseguir essa profundidade das madeixas de Katy, não se deve colorir por inteiro. Faça três tipos de mechas transparentes com nuances diferentes: uma de loiro-claríssimo e superfrio, e dois tons de lilás. Geralmente, eu uso o Violeta Superblond e o roxo Superblond, da Exotic Color Creativ“.

A raiz: não pense em fazer o processo póstumo de esfumar a raiz. No caso da Katy, a área foi preservada no momento da descoloração.

Dica do expert: “Nessa tendência, percebi que as mulheres buscam a naturalidade mesmo ao adotar um colorido vibrante. Por isso, sempre tento usar mais de uma nuance. Por exemplo, num laranja, misture highlitghts com tonalidade  de amarelo e vermelho”.

AZUL É A COR MAIS QUENTE

Para a cliente que quer: ser ultracool, para lá de descolada.

Musa inspiradora: a atriz francesa Léa Seydoux.

O visual: as madeixas azuis da personagem homossexual Emma viraram moda e ditaram tendência no Brasil. Depois do sucesso do filme, muitas garotas surgiram com fios azulados, com o objetivo de encontrar uma parceira. Elas buscam repetir a cena do filme em que a protagonista Adele encontra Emma na rua e se apaixona.

Expert: Jean Philippe, hairstylist do Circus Hair – Unidade Augusta (SP).

Descoloração: para conseguir esse visual, o primeiro passo é descolorir os cabelos até chegar ao fundo de clareamento azul-claríssimo. Mas prefira OX baixos, para ter mais saúde no final, já que o descolorante não precisa de alta oxidação para descolorir.

A cor: “Depois de enxaguar, é só utilizar o tom de azul desejado. Eu prefiro usar Keraton Hard Colors, devido à sua alta fixação e durabilidade do pigmento”.

A raiz: se quiser apagar no final, fica um efeito incrível, bem parecido com o da personagem. Mas pode optar por descolorir tudo e, depois de algumas semanas, já terá aquela sombra na raiz que vemos em Emma.

Dica do expert: “Prefira não fazer essa operação até ele ficar extremamente branco, pois esse azulado tem um leve fundo esverdeado, ou seja, você pode não conseguir o blue da star”.

Texto: Geiza Martins (Edição de Web: Patricia Santos)

LEIA TAMBÉM: 

* AS MUDANÇAS DE VISUAL DOS ATORES PARA A REGRA DO JOGO
* 21 PRODUTOS PARA MANTER A BELEZA NATURAL DAS CABELEIRAS CACHEADAS
* 6 FORMAS DE COMBINAR CORTES MODERNOSOS COM TONS PASTEL