Wella lança consultoria de beleza Icons of Color

02/03/2016 | Patricia Santos

Durante o 11º Encontro Win, a Wella Professionals lançou a campanha Icons of Color, que aposta na consulta de beleza tanto para fidelizar a clientela quanto para aumentar os lucros do salão.

wella-icons-of-color

A ideia, apresentada à imprensa na manhã de hoje (2/3) pelos embaixadores Celso Kamura, Romeu Felipe, Renato Fuzz, Luciana Nilo e Miguel Estelrich, é incentivar os profissionais a dedicarem preciosos minutos, antes de executar cada serviço, para uma consulta exclusiva com a cliente, a fim de guiá-la em direção à cor de seus sonhos, respeitando suas necessidades e características próprias. O trabalho é realizado através de uma consulta de beleza, a Beauty Consultation, e do aplicativo Style Vision.

wella-icons-of-color-embaixadores

Os embaixadores de Icons of Color reunidos durante o 11º Encontro Win. Da esquerda para a direita: Romeu Felipe, Renato Fuzz, Luciana Nilo, Miguel Estelrich e Celso Kamura.

 

“O conceito de Beauty Consultation é ir além do já conhecido visagismo e do conhecimento de cortes e cores para realçar a beleza do cliente, o cabeleireiro tem acesso a um portfólio imenso de cores, técnicas de coloração e tratamentos que só a Wella tem”, afirma o gerente de Capacitação em Educação da Wella, Lucas Menendez. Uma pesquisa encomendada pela marca revelou que 90% das clientes esperam ter uma consulta de cor no salão e 70% das mulheres pensam que a consulta deveria ser mais detalhada. “Elas querem orientação sobre o que combina melhor com seu formato de rosto e tom de pele, sobre o tratamento dos fios brancos no salão e a manutenção em casa, conselhos sobre corte e produtos de styling e dicas de como recriar o look em casa”, analisa o expert. Quando consultas mais detalhadas são realizadas, 70% das clientes agendam um novo horário e estão dispostas a pagar mais por serviços de coloração personalizados. “Estar informado sobre as últimas tendências também é importante”, reforça Menendez.

wella-aplicativo-style-vision1

O aplicativo Style Vision traz inspirações, referências e dicas de cuidados em casa

 

A marca desenvolveu também um aplicativo para ajudar os profissionais no momento da Consulta de Beleza. O app Style Vision (gratuito na Apple Store e no Google Play) oferece desde looks como referências a dicas de produtos para cada tipo de cabelo, considerando o estilo de vida da cliente. Tudo começa com um cadastro, incluindo caracteristicas fisicas e comportamentais. Funciona como um banco de dados também, pois vai armazenando cada atendimento, e pode ser integrado às redes sociais.

wella-aplicativo-style-vision4

Profissionais e clientes têm acesso às mais recentes referências de moda e beleza

 

Para ser um Consultor de Beleza Wella, o cabeleireiro precisa fazer os seminários “Icons of Color” e “Beauty Consultation”, que serão realizados em vários formatos pelo Brasil e também estarão disponíveis on-line no portal e-Education. Para saber mais, entre em contato com a marca pelo 0800-7029966.

wella-aplicativo-style-vision3

No bate-papo a seguir, os embaixadores da campanha Icons of Color falam da importância da Consulta de Beleza. Confira:

Quanto tempo, em média, você dedica para realizar a consulta no atendimento às suas clientes e à importância desse momento?

Romeu Felipe: “Entre 10 e 15 minutos. Esse é o tempo mais precioso do atendimento, tendo em vista que faço um estudo do rosto da cliente, leitura corporal, estilo de vida, trabalho, hobbies etc. Essa conversa me ajuda a encontrar referências para chegar ao objetivo do final do trabalho: uma cliente satisfeita!”.
Renato Fuzz: “Dedico, em média, 10 minutos iniciais para ouvir a cliente, entender as suas necessidades e indicar o serviço mais adequado. Além disso, durante todo o atendimento, aproveito para conhecer ainda mais sobre a cliente e explorar as oportunidades”.

Do ponto de vista do empresário, como você avalia a oportunidade que existe nos salões de beleza no Brasil, por meio do desenvolvimento da consulta?
Luciana Nilo: “Acredito que existe uma grande oportunidade pois, devido à correria e à zona de conforto, a maioria dos cabeleireiros acaba realizando o mesmo trabalho em um atendimento básico e simples. Enquanto isso, alguns profissionais já têm a visão da importância da consulta e estão se diferenciando no mercado”.
Celso Kamura: “A consulta é uma ferramenta de extrema importância pois tanto a cliente como o profissional ficam mais seguros quanto à indicação dos serviços. Utilizando essa ferramenta, a chance de o resultado ser satisfatório é de quase 100%, aumentando a oportunidade de fidelização de clientes!”.

O que vocês fazem para treinar suas equipes nesse tema?
Miguel Estelrich: “Costumo treinar meus profissionais com as ferramentas disponibilizadas pela Wella, como o seminário Beauty Consultation, o aplicativo Style Vision e a minha prática, frente às minhas cliientes, como exemplo a ser seguido. Costumo investir nos profissionais com maior facilidade de comunicação, para que eles se tornem multiplicadores dentro de nosso salão”.
Celso Kamura: “Educação, muito treinamento sobre esse tema, assim como em produtos e técnicas de coloração. Todos os meus profissionais são treinados para realizar a consulta com as clientes, mesmo que elas já venham com uma ideia feita na cabeça, pois, mesmo que a cliente saiba o que quer, nem sempre é o melhor para ela”.

wella-icons-of-color-embaixadores2

Quais recursos e ferramentas o profissional precisa conhecer para fazer uma boa consulta?
Miguel Estelrich: “Para mim, o mais importante é conhecer os tons de pele, formatos de rosto e entender as expectativas da cliente. O aplicativo Style Vision ajuda muito o profissional nesse momento do atendimento”.
Luciana Nilo: “Uso imagens atuais para mostrar as cores e looks que estou propondo, pois é muito importante que as clientes consigam ver o que estamos idealizando como resultado final”.

Que dica você dá a um profissional que ele não pode esquecer de praticar?
Romeu Felipe: “Sente-se próximo à sua cliente, olhe nos olhos dela e estude! Tenha confiança no que você oferece e seja verdadeiro! Se você vê que a estrutura do cabelo não suporta o serviço solicitado, não o faça!”.
Renato Fuzz: “O ponto principal, em minha opinião, é criar um interesse autêntico por aquela pessoa; fascinar-se com a possibilidade deste encontro de ideias e de serviços é, sem dúvida, o melhor de nossa profissão!”.

SAC Wella Professionals: 0800-7029966.

 

Texto: Sandra Hirata (de Angra dos Reis – RJ) e Patricia Santos (edição para web)
Fotos: Sandra Hirata e divulgação.