10 segredos para dar volume aos cabelos finos

03/01/2019 | Redação

Veja como dar volume aos cabelos finos com dicas rápidas e fáceis no salão e no dia a dia da sua cliente.

Cabelo sem volume costuma ser a principal reclamação de quem tem fios finos.  Isso porque este tipo de cabelo tende a ficar escorrido e sem forma, além de dar trabalho para quem quer apostar em um penteado mais elaborado para uma festa ou evento especial.

A boa notícia é que, com alguns cuidados simples na rotina, é possível adicionar volume ao cabelo. Para ajudar na missão, a hairdresser Carla Gonçalves, hairdresser do salão LeFil Beauty, de São Paulo (SP), ensina o caminho das pedras. Confira!

1. Escolha o shampoo certo

Não usar o produto certo para cabelo fino é um dos fatores mais prejudiciais para os seus fios. Se a sua cliente tem cabelos finos e utiliza produtos pesados, eles tendem a ficar com menos volume. “Por isso, evite shampoos que contenham silicones, já que estes favorecem o aparecimento de gordura e oleosidade, e prefira os neutros, específicos para cabelos finos ou formulados especialmente para conferir volume”, explica Carla.

2. Opte por um condicionador leve

Os condicionadores e máscaras de hidratação podem ser ainda piores que os shampoos para os cabelos finos, pois são mais prováveis de deixarem os fios pesados. Então evite produtos que estejam rotulados como “ricamente hidratantes” ou “alisadores”, pois eles contêm óleos que vão pesar nos fios, fazendo com que percam o volume. “Assim como os shampoos, fuja dos condicionadores que contêm silicone e prefira os formulados especialmente para cabelos finos”, explica a profissional do Lefil Beauty.

3. Aplique um leave-in após a lavagem

Após lavar o cabelo, o ideal é usar um leave-in específico para fios finos. Para isso, retire a umidade dos cabelos e aplique o produto do comprimento dos fios até as pontas. “O leave-in vai auxiliar a conferir volume ao cabelo, principalmente em quem tem cabelo cacheado, pois também ajuda a formar o cacho. Mas cuidado para não exagerar no uso do produto, pois, além de deixar o cabelo com aspecto oleoso, o produto fará com que os fios fiquem pesados e, consequentemente, sem volume”, aponta Carla.

4. Lave os cabelos em dias alternados

Por serem mais oleosos, o ideal é orientar sua cliente a lavar o cabelo em dias alternados, usando shampoo neutro e dispensando o condicionador, já que o leave-in usado após o banho já será o suficiente para hidratar o cabelo da maneira que ele precisa, mas sem deixá-lo pesado.  “Porém, se o cabelo embaraça facilmente, não tem como dispensar o condicionador. Neste caso, aplique-o apenas no comprimento do fio, preservando a raiz.”

5. Use um shampoo antirresíduos

O acúmulo de produtos pode pesar o cabelo e fazer com que pareça reto e sem vida. Por isso, uma vez por semana é importante que sua cliente faça uso de um bom shampoo antirresíduo, já que o produto realiza uma limpeza profunda nos fios, removendo os resíduos de cremes de cabelo, poluição e oleosidade e deixando os fios totalmente limpos. “Mas é fundamental que ela utilize este tipo de shampoo apenas uma vez por semana ou quando necessário já que seu uso constante e em excesso remove proteínas importantes para o fio”, alerta a especialista.

6. Cuidado com a temperatura da água

A água quente retira a oleosidade, mas também faz com que o couro cabeludo produza mais oleosidade, tornando os fios pesados. Além disso, lavar os cabelos com água quente dilata a fibra capilar e faz com que o cabelo perca água e fique com frizz, o que, a longo prazo, pode deixar os fios frágeis e secos. “O ideal então é usar água morna e realizar um último enxágue com água fria, para fechar as cutículas do fio.”

7. Seque os fios corretamente

Para quem tem cabelos finos e enrolados, o ideal é secar com a toalha, começando pela raiz e indo para as pontas, já que o secador pode tirar o volume natural dos cachos. Porém, se a sua cliente prefere o secador, a lógica é a mesma. “Comece pela raiz e termine secando as pontas, mas evite usar escovas, pois a tração deixa os cabelos mais oleosos e pesados. Cuidado para não usar o secador muito quente para não danificar os fios. Além disso, lembre-se de sempre retirar a umidade em excesso com uma toalha antes de usar o secador”, comenta Carla Gonçalves. “Se você quiser dar um volume extra, uma dica é secar os fios com a cabeça inclinada para baixo ou então no sentido contrário ao qual ela está acostumado a pentear o cabelo. Quando terminar, sua cliente vai perceber um volume imediato nos fios.”

8. Atenção ao pentear

O primeiro cuidado é com relação a escolha da escova. Prefira sempre escovas com cerdas naturais e pentes de madeira, pois causam menos tração nos fios e separam mechas maiores de cabelos, ajudando a dar volume aos fios. Para fixar o penteado fique longe de finalizadores com fixação forte e muito pastosos, pois eles vão tornar fios pesados e sem volume. “No lugar, opte por pomadas masculinas, que geralmente são mais suaves, pomadas em pó, que ajudam a reduzir a oleosidade da raiz e tornar os fios mais leves, sprays fixadores ou mousses. Independente de qual você for usar, o ideal é aplicar apenas próximo a raiz para não pesar as pontas. Mas cuidado com os exageros, já que, quanto mais produtos nos fios, mais pesados eles ficarão”, destaca a cabeleireira.

9. Aposte no cabelo cacheado e ondulado

Os cachos são a melhor e mais rápida opção para dar volume aos cabelos lisos. Para isso, use bobs de velcro na parte da frente do cabelo ou então use um babyliss para enrolar partes do cabelo e espirre um pouco de um fixador para manter no lugar. Mesmo se os cachos desaparecem durante o dia, a textura e o volume extra e o movimento no cabelo permanecerão. “Mas se a sua cliente não for fã de cachos, use uma chapinha para criar uma leve ondulação nas extremidades dos cabelos. Além da sensação de movimento, a técnica dará um aspecto mais volumoso e espesso para os seus fios.”

10. Cortes de cabelo regulares

Se a sua cliente tem cabelos muito finos e sem volume, o ideal é não os deixar muito longos, pois isso fará com que fiquem pesados. O recomendado então é cortá-los com frequência, de preferência sempre na altura dos ombros, para manter os fios estruturados. “Uma boa dica é o corte em camadas, já que elas dão uma textura instantânea aos seus cabelos. Outra opção é adicionar cores aos fios. Um ou dois tons sutis já são capazes de conferir um aspecto volumoso aos cabelos”, finaliza Carla Gonçalves.

EDIÇÃO: Monique Abrantes

FOTOS: Shutterstock