10 passos para ter cachos lindos e definidos

11/07/2018 | Annamaria Aglio

Ter cachos lindos e definidos requer cuidados especiais. Conheça os 10 passos fundamentais para atingir esse objetivo e desfilar uma cabeleira de dar inveja!

Lindos, os cachos precisam ser bem tratados – e receber os produtos certos. Para ter cachos lindos e definidos, basta seguir algumas regras básicas. Quem ensina é o cabeleireiro Amauri Guedes, hairstylist e proprietário da marca AG Hairdresser, que tem unidades em Ipanema e na Vogue Square, no Rio de Janeiro.

 

1- Como deve ser cuidado?

O cabeleireiro deve identificar alguns fatores primeiro. “Se tem química ou se estão danificados com o uso de pranchas, aparelhos de cachear e secadores. Estes equipamentos, com o uso contínuo, ressecam ainda mais os fios. Outra dica é verificar o tipo de cacho. Somente um profissional especializado dirá o tipo de tratamento apropriado. Temos hoje no mercado vários produtos capazes de recuperar, controlar o volume e trazer aquele brilho, além de definir”, comenta o expert.

2- Qual tipo de pente e escova usar?

“Gosto muito da combinação de madeira. Os dentes largos permitem que você desembarace os cachos sem desmanchar a forma deles. Principalmente depois de fazer cachos com modeladores”, diz.

3- Como deve ser a água do banho ou lavatório?

O ideal é usar fria ou levemente morna. “A água quente acaba por ajudar a comprometer a saúde dos fios, estimulando a oleosidade do couro cabeludo, contribuindo ainda mais para o ressecamento”, explica.

10 passos para ter cachos lindos e definidos

4- Vale a pena usar produtos no e low poo?

A tendência está com tudo no Brasil. “A técnica low poo (pouco xampu) é um método de lavagem capilar que se propõe a cuidar dos cabelos de forma mais natural possível. O movimento Slow Beauty tem como objetivo diminuir o uso de cosméticos com componentes químicos e sintéticos. A proposta do no poo e low poo é a mudança de hábito no momento de lavar. Com isso, respeita e mantém a gordura natural do couro cabeludo, sem retirar dos fios a proteção e o equilíbrio da hidratação natural necessária”, comenta Amauri Guedes.

5- Quais os produtos mais indicados para cacheados?

Para ter cachos lindos e definidos, o melhor mesmo é investir em um bom leave-in ou creme para pentear. “Eles eliminam o frizz, definem o cacho, controlam o volume e mantém o cabelo hidratado e selado.” É importante lembrar que cada tipo de cacheado tem suas próprias características e cuidados especiais. “Determinados produtos à base de óleos vegetais, como o de coco, são ricos em ácidos graxos e cuidam diretamente da saúde do córtex. Eles resgatam a elasticidade da fibra capilar e previnem a quebra”, exemplifica.

6- Qual o melhor tratamento?

Depende do tipo e da textura dos fios. Os cachos mais suaves necessitam de maior proteção antioxidante. Neste caso, deve-se usar produtos que tenham como ingrediente ativo o extrato de tamarindo, que hidrata, condiciona e protege. “Os cachos mais soltos precisam de definição e fortalecimento. Normalmente, são mais finos e complicados de pentear, pois embaraçam com facilidade. Eles também precisam de lubrificação mais uniforme, definição de cachos e força. Recomendo aqui óleos, que são bem-vindos.” Os cachos mais intensos precisam de muito mais hidratação, pois são mais fechados. Aqui, aposte em óleo de coco, girassol, argan e abacate, que proporcionam condicionamento, brilho e nutrição. “No geral, duas hidratações semanais, intercalando com uma nutrição e uma reconstrução mensal, fortalecem os fios”, recomenda.

7- Secador em excesso é prejudicial?

Sim, usado em crespos ou cacheados pode causar frizz e também uma perda, mesmo que temporária, da definição dos cachos (a fitagem). “O mais aconselhável seria usar com difusor. Ele proporciona uma distribuição melhor do ar e você deixa os cachos mais arrumadinhos. Uma dica: deixe o cabelo secar um pouco naturalmente antes de usar o difusor. E sempre com um produto de proteção térmica”, diz.

8- Qual tratamento deve ter um cabelo crespo com coloração e descoloração?

Para este cabelo, devemos ter três passos: hidratação, nutrição e reconstrução. “Os descoloridos ficam mais fragilizados. Experimente a técnica pré-poo, para proteger as pontas”, recomenda. Para isso, use uma boa quantidade de um produto mais hidratante ou oleoso nas pontas e deixe agir por alguns minutos. Depois, é só enxaguar tudo e em seguida aplicar o xampu para a limpeza. “Na hora da aplicação, o truque é passar xampu apenas no couro cabeludo e massagear bem com a pontinha dos dedos. Faça movimentos de dentro para fora”, ensina Amauri. O condicionador ajuda a selar as cutículas e deixar o cabelo mais macio e brilho. Mas ele deve ser aplicado por último, depois da hidratação, nutrição ou reconstrução.

9-  Como deve ser a finalização para não ficar nem seco nem oleoso?

Existem vários tipos de produtos, com tecnologias específicas e adequadas a todas as texturas capilares. Desde versões mais fluidas, como o spray, até outras densas, como óleo e cremes. “Estas últimas são mais ideias, pois dão forma aos cachos, além de hidratar proporcionando brilho e redução do frizz. O ideal é aplicar quando o fio ainda está úmido, mecha a mecha, do comprimento às pontas, em forma de caracol. Evite passar no couro cabeludo para não deixar a raiz oleosa, com aspecto pesado e acúmulo de resíduos.”

10- Uma dica caseira?

“Coloque mais ou menos 100 ml de água filtrada no borrifador. Acrescente uma colher de sopa de um creme de pentear de textura fluida e adicione, também, um pouquinho de óleo. Pode ser de coco. Feito isso, borrife a mistura no cabelo para revitalizar os cachos que ainda persistirem em ficar ressecados ou indefinidos”, completa.

Foto: Pixabay e Shutterstock