Barba perfeita: 4 dicas infalíveis para seu cliente conquistá-la!

09/08/2019 | Redação

O cabeleireiro Armando Bessa conta que o segredo para ter uma barba bonita começa com os cuidados diários em casa

Assumir a barba perfeita é um manifesto de estilo, personalidade e liberdade para muitos homens. Seja ela cheia, aparada, curta, longa ou parcial, a questão é que os fios que nascem no rosto precisam de cuidados para estarem sempre apresentáveis e saudáveis. “Ela funciona como uma moldura para o rosto, refletindo a personalidade do homem”, assinala Armando Bessa, hairstylist e visagista 3D.

Confira também: Laryssa Ayres é a capa da Cabelos&cia de agosto!

Por isso, pedimos algumas dicas que o especialista dá aos seus clientes no salão para preservar a aparência harmoniosa todos os dias.

Lave com shampoo próprio e sem sulfato

A primeira dica de Bessa para a rotina de cuidados é no momento da lavagem, quando um shampoo próprio para a barba deve ser usado. Ele orienta seus clientes a optarem por aqueles sem sulfatos ou tensoativos, uma vez que estas substâncias podem remover a hidratação natural. “A limpeza é importante porque nenhum outro produto irá agir corretamente se a região não estiver bem limpa”, explica o profissional.

Homem lavando a barba com shampoo

Hidratação em dia = barba perfeita

Para evitar que os pelos fiquem arrepiados e, até mesmo, causem coceira, é essencial hidratar a região. “A frequência varia conforme a necessidade individual, entretanto, pode chegar a ser diária se os produtos utilizados forem mais leves”, explica Bessa. Atualmente, há três tipos de produtos com função hidratante que são mais comuns no mercado: o balm, que reduz o frizz e dá volume; o óleo, que hidrata e nutre os fios de ponta a ponta, e a cera, que, por ser mais densa, também modela.

Esfolie para evitar pelos encravados

Armando afirma que para evitar os pelos encravados, é importante apostar na esfoliação da pele de uma a duas vezes na semana. “O produto irá desobstruir os poros, retirando o sebo que pode impedir o crescimento saudável da barba”, aponta. “Depois desta etapa, é essencial reidratar o local com produtos apropriados, afinal, a esfoliação pode retirar um pouco da hidratação.”

Evite usar produtos para o cabelo na barba

Os fios que compõem o cabelo não são os mesmos da barba. Bessa explica que  a principal diferença entre eles é que os pelos do rosto são mais grossos e ressecados. “A maioria dos produtos para cabelos tem substâncias para retirar a oleosidade do couro cabeludo, porém, esses ingredientes são muito agressivos para a pele do rosto, pois removem a hidratação natural.”