Annual Meeting Cosmetic 2019: 4 lições para o seu salão

07/06/2019 | Monique Abrantes

O evento, que reuniu 100 empresários das indústria cosmética brasileira, trouxe diversos aprendizados corporativos, mas que podem ser aplicados ao seu negócio

A primeira edição do Annual Meeting Cosmetic reuniu diversos participantes vindos da indústria cosmética brasileira, que puderam acompanhar as rodas de discussão sobre diversos temas: desenvolvimento pessoal e de equipe, vendas e foco no cliente.

O evento, idealizado por Janaina Hassim, especialista em comunicação, marketing e vendas e CEO da ConsultMKT e da Rede Beauty Brasil, e por Lásaro do Carmo Júnior, CEO da Capital Upgrade e reconhecido no mercado por sua experiência no varejo na indústria brasileira, traz aprendizados do meio corporativo que se adaptam também à gestão dos salões de beleza. Confira a seguir.

Mude seus hábitos

A primeira palestra começou com Lásaro falando sobre inovação, atualidade e negócios. Ele explicou o que é um empreendedor corporativo, a importância do foco, perfil e rotina, além disso, estimulou os empresários a criarem rotinas produtivas e inovadores para obter performance de alto nível. “Critique suas atitudes e hábitos, mais do que critica os de terceiros. É mais fácil mudar você, do que o resto do mundo”, aconselhou.

Engaje seu time

Em seguida, Paulo Vitor Porto, da Capital Upgrade e PWR Gestão, trouxe a importância da cultura empresarial consistente e orientada pelo propósito da organização, sempre considerando a importância do bem-estar do colaborador para crescimento progressivo de resultados. Colaboradores engajados apresentam desempenho 147% melhor. “Talento e intensidade não ganham o jogo sozinhos. A consistência ganha o jogo, fazendo o básico bem feito”, disse.

Foco no cliente

Referência quando o assunto é cliente, a Amazon foi representada no Annual Meeting Cosmetic por Gordon Murphy, líder de time para a Amazon Marketplace Brasil. O tema “O que significa a cultura de obsessão pelo cliente” trouxe dados relevantes acerca da Amazon, uma das maiores empresas do mundo e também uma das que mais cresce, com mais de 300 milhões de contas de clientes ativos no mundo. Gordon explicou que o consumidor deve ser centro de toda a operação da empresa e ter uma experiência positiva para gerar um ciclo virtuoso para o negócio e, consequentemente, mais resultados.

Estimule as vendas

Hélio Tatsuo, do Grupo Hoken, palestrou sobre a relevância do mononível e multinível para diversos mercados. Logo em seguida, aconteceu um talk sobre o mesmo assunto mediado por Janaina com os convidados Luiz Piccoli, da Cless Cosméticos, Lásaro do Carmo, Marcio Michelasi, da ProBeleza, e o próprio Hélio. Os presentes exploraram diversos pontos a respeito do mononível que já é um mercado bilionário e que atrai cada dia mais empresas. Para os salões, isso pode acontecer em diversos níveis, desde a venda de serviços até o oferecimento de produtosàs clientes.

O professor Fernando Cavalcanti ainda trouxe ao público as novas tendências mundiais nas quais a indústria da beleza deve se espelhar para garantir a inovação em seus negócios. Já Raduan Melo falou sobre o processo de venda e a importância de estruturá-la com base em propósito “A venda acontece quando você se conecta com o porquê do seu cliente. Vender não é mais só relacionamento, é propósito”, finalizou.