Foco no professional: Schwarzkopf Professional está 100% centrada no cabeleireiro

13/08/2019 | Redação

A gerente de marketing para o Brasil, Juliana Parra, conta como a empresa pretende ser cada vez mais parceira dos hairstylists

Quando o químico alemão Hans Schwarzkopf abriu sua pequena farmácia em Berlim, no ano de 1898, ele não iniciava apenas um negócio familiar: aquele foi o primeiro pontapé da marca que levaria o seu sobrenome muito além, desenvolvendo cosméticos à frente do seu tempo, como o primeiro xampu líquido do mundo – até então, o item era usado na versão em pó. Contando um pouco dessa trajetória, Juliana Parra se apresenta: a gerente de marketing nacional está na multinacional alemã Henkel desde 2014, quando entrou como trainee corporativo. Formada em relações internacionais com ênfase em marketing e negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a executiva tem clara qual é a missão da marca daqui para frente. “Entendemos que é fundamental criar ferramentas que permitam aos cabeleireiros oferecerem exatamente o que seus clientes estão procurando, propondo desde serviços diferenciados e produtos inovadores até a capacitação e atualização desses profissionais. Nós acreditamos que o sucesso do nosso parceiro é o nosso sucesso”, assegura.

Juliana Parra, gerente de marketing para o Brasil de Schwarzkopf Professional conta que o sucesso da marca está no sucesso dos profissionais parceiros dela

Conte um pouco da história da marca.

Tudo começou em 1898, quando o químico Hans Schwarzkopf abriu uma pequena farmácia em Berlim chamada The Dye, Drug and Perfumery Store, um negócio totalmente familiar. Nesse período, não havia produtos específi cos para os cabelos, a não ser sabonetes caros e ásperos. Ele, então, recebeu a visita de uma mulher que lhe pediu algo para lavar os fios e esse pedido resultou na criação de seu primeiro produto em 1903, o “Schaumpon”, um xampu em pó que se dissolvia em água. O produto se tornou tão popular que, em pouco tempo, a Schwarzkopf se transformou em uma marca internacional. Em 1927, mais uma revolução: o lançamento do primeiro xampu líquido do mundo. Hans criou, na sequência, o logotipo da Schwarzkopf Professional, apostando na parceria com cabeleireiros e abrindo sua primeira instituição de ensino, o que tornou realmente a marca profissional. Desde então, a Schwarzkopf Professional não parou mais de crescer e criar inovações que se tornariam referência no mercado. Em 1960, por exemplo, a marca apresentou ao mundo Igora Royal, até hoje, uma das colorações mais usadas globalmente. Em 1996, tornou-se subsidiária da Henkel, multinacional alemã, e oferece atualmente uma linha completa de cuidados para os cabelos, sempre buscando entregar o melhor serviço aos nossos parceiros, os cabeleireiros.

Em 1898, em Berlim, o químico Hans Schwarzkopf abre uma pequena farmácia familiar, a “The Dye, Drug and Perfumery Store”

O que significa o famoso logo?

O logo criado por Hans é literalmente o seu sobrenome e significa “cabeça preta”, em alemão. Em quantos países ela está presente? Somos uma das três maiores marcas profissionais de cuidado capilar do mundo, atuando em mais de 125 países e com mais de 90 centros técnicos, chamados ASK Academy. Temos uma comunidade de profissionais cabeleireiros gigantesca. Para se ter uma ideia, damos treinamentos para 650 mil cabeleireiros por ano no mundo.

O químico Hans Schwarzkopf criou seu primeiro produto em 1903: o “Schaumpon”, um xampu em pó que se dissolvia em água, que logo se tornou um sucesso e transformou o negócio em uma marca internacional

Qual é a importância do Brasil para vocês?

O mercado brasileiro é e sempre foi de suma importância para a Schwarzkopf Professional. O País dita diversas tendências para toda a América Latina e, por isso, a marca observa constantemente o que o mercado profissional brasileiro está fazendo para entender quais são as ferramentas ideais que devemos oferecer aos profissionais. Além disso, com nossa comunidade digital, estamos atentos aos trabalhos dos cabeleireiros, oferecendo a eles experiências únicas, como nossa campanha global de BlondMe, que teve como um dos ganhadores o profi ssional Alex Mendes. Ele foi para a Alemanha criar um look exclusivo da nossa linha dedicada a loiros. Tivemos também a coleção de coloração assinada pelo nosso embaixador Jean Phillipe, a Igora Royal Takeover Dusted Rouge.

Explique como a empresa trabalha nas seguintes frentes:  Inovação, Inspiração, Educação, Conexão e Suporte.

O nosso modelo de negócios é global e acreditamos em focar 100% de tudo o que fazemos em nosso verdadeiro parceiro: o cabeleireiro. Por meio dos nossos cinco pilares, somos capazes de oferecer ao profissional tudo que for necessário para seu sucesso: produtos com máxima tecnologia, possibilitando a entrega de um serviço muito superior e segurança na execução do trabalho, as últimas tendências em corte, cor e penteado para que ele possa se destacar no mercado, a educação da ASK Education, que incorpora a nossa crença no poder do conhecimento para moldar o futuro, a conectividade da Schwarzkopf Professional entre cabeleireiros, embaixadores e demais profissionais do mercado para que, juntos, compartilhem seus melhores trabalhos, e o suporte para o crescimento do salão, com materiais de apoio que melhorem a qualidade do serviço para que o hairstylist atinja o seu potencial máximo.

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Além da conexão criada com os salões de beleza, a Schwarzkopf Professional também reconhece a importância dos profissionais para o fortalecimento da marca.

Com certeza! Nossa visão é criar com o cabeleireiro para o cabeleireiro. Sem essa parceria não conseguiríamos continuar essa história de sucesso. São eles que nos indicam quais são as tendências, os serviços que deveríamos oferecer e os produtos de que mais necessitam. Sem a habilidade técnica e o conhecimento deles, nosso portfólio não atingiria todo o seu potencial. São os profissionais que fazem a mágica acontecer e nós oferecemos as ferramentas para isso.

Como se tornar um embaixador?

É necessário ter uma alta identificação e engajamento com a marca, extrema habilidade e excelente reputação e infl uência. Eles são escolhidos para nos representar com exclusividade em eventos, prêmios e contatos com a mídia, realizar apresentações em palco no Essential Looks, produzir vídeos e tutoriais, entre outras ações. Buscamos quem compartilhe do nosso comprometimento com a educação e da crença no poder do conhecimento para moldar o futuro. Além de embaixadores, temos nossos ASK Partners, que são parceiros responsáveis pela área educacional da marca em território nacional, e os Heroes SKP, projeto anual da Schwarzkopf Professional.

O que é o projeto Heroes 2019?

É uma iniciativa que busca estreitar o relacionamento da empresa com os cabeleireiros de todas as regiões do Brasil. Por meio de parcerias, encontros e ações, oferecemos conteúdo técnico, visibilidade em nossos canais de comunicação e a possibilidade de conhecer nossos lançamentos em primeira mão. Acreditamos que o relacionamento próximo com esses profissionais é fundamental para direcionar as estratégias das marcas para a real necessidade deles. Os Heroes são fundamentais para conseguirmos oferecer aquilo que nós mesmos propomos: sermos o melhor parceiro do hairstylist. O primeiro encontro de 2019 aconteceu em maio e o segundo no Prêmio CABELOS&- CIA, onde esse grupo e nossos embaixadores fi zeram uma releitura da coleção Essential Looks 1-2019. O terceiro será em Porto de Galinhas, em Pernambuco, para nosso evento de cinco dias do Essential Looks 2-2019, que contará com a presença de profissionais de toda a América Latina.

O Essential Looks é uma ferramenta de inspiração e atualização profissional?

Sim, é a ponte entre a passarela e a vida real. Desde 1997 trazemos as tendências fashion para a realidade do salão. Desde então, lançamos mais de 40 coleções. Queremos que o profissional esteja sempre atualizado sobre o que será relevante no mercado. As criações seguem uma jornada extensa. O primeiro passo é buscar inspiração nas principais passarelas internacionais e previsões de moda para, assim, organizarmos três tendências sazonais distintas em cada coleção. Com elas, criamos looks conceituais e comerciais que são fáceis de reproduzir no salão. Oferecemos cursos e eventos focados nos serviços de Essential Looks para que o nosso parceiro consiga interpretar essas referências e adaptá-las às necessidades de seus clientes. Por falar em Essential Looks, na primeira semana de julho, nossa equipe técnica esteve em Viena, na Áustria, para conferir a coleção deste segundo semestre que será apresentada em setembro, em Porto de Galinhas. Estamos superanimados, ela está incrível!

Como são pensados os lançamentos?

O processo de criação se inicia com a identificação das tendências e necessidades globais mais relevantes e como a Schwarzkopf Professional pode oferecer ferramentas para o profi ssional se destacar. Contamos com a participação de cabeleireiros em todo o processo de desenvolvimento. Por exemplo, em 2018, lançamos a coloração Igora Royal Takeover, que foi um projeto de cocriação de seis renomados coloristas de todas as partes do mundo. No ano passado, tivemos 11 lançamentos, entre eles o relançamento de BC Bonacure, nossa principal linha de produtos para tratamento capilar, de Mad About Curls, para cuidados específi cos de cabelos cacheados e a reformulação das colorações demi-permanentes Igora Vibrance.

Qual é o portfólio da empresa?

Schwarzkopf Professional oferece diferentes categorias para cuidados com a saúde e beleza dos cabelos. Em coloração, a marca Igora Royal conta com Igora Absolutes, Igora Color 10, Igora Vibrance e o descolorante VarioBlond. Temos a linha permanente sem amônia, a Essensity, e, desde o ano passado, incluímos os xampus pigmentados, GoodBye Yellow, e a nova gama Bold Color Washes. Em tratamentos, BC Bonacure, nossa principal marca. O lançamento deste ano voltado para o serviço exclusivo In-salon, BC Fibre Clinix, conta com a Tecnologia C21 patenteada que revoluciona a reparação do cabelo danifi cado. Temos também BC Scalp Genesis, focada nas necessidades do couro cabeludo, e Mad About Curls, específi ca para o fi o cacheado. A Schwarzkopf Professional conta ainda com produtos como Oil Ultime, linha premium focada em terapias capilares exclusiva para salão, e Oil Miracle. Para fi nalização, OSiS+ é a mais completa gama de fi nalizadores do mercado, além da nossa supertradicional marca Silhouette. Falando em serviços, BlondMe foi desenvolvido para atender a todas as necessidades do cabelo loiro, com nosso descolorante com proteção de pontes com nove níveis de clareamento, o BLONDME 9+. Para fi os masculinos, temos 3DMen, com finalização e tratamento.

Novidades para o segundo semestre?

No Essential Looks 2-2019, levaremos ao palco grandes nomes da Schwarzkopf Professional: os embaixadores globais Tyler Johnston, que assina o editorial, e Rossa Jurenas, responsável pela área de coloração no mundo e diretora do segmento na América do Norte, além de oito representantes da América Latina. Estão previstos ainda lançamentos em tintura, tratamento e finalização. O principal será uma nova marca de coloração, inspirada pelas principais tendências globais, como beleza real, ingredientes naturais e resultados autênticos, que possibilitarão aos cabeleireiros destacar a beleza natural de cada um de seus clientes.

Deixe uma mensagem aos profissionais.

Schwarzkopf Professional acredita muito que a interação entre a empresa e os cabeleireiros aconteça não apenas na esfera comercial, mas também no total apoio para o sucesso do nosso parceiro. Nos últimos tempos, percebemos uma grande mudança no mercado, baseada no novo padrão de consumo dos clientes e em questões como o empoderamento feminino, a busca pela autenticidade e por experiências únicas. Com isso no radar, a Schwarzkopf Professional entende que é fundamental criar ferramentas que permitam aos profissionais oferecerem exatamente o que sua clientela procura, propondo desde serviços diferenciados e produtos inovadores até a capacitação e atualização. Nós acreditamos que o sucesso do nosso parceiro é o nosso sucesso.