“O loiro saudável é o desafio dos cabeleireiros”, conta Tiago Parente

28/06/2019 | Redação

O hairstylist e embaixador de Kérastase adianta o mais novo lançamento da marca para loiros no Brasil e se prepara para uma masterclass em São Paulo

O cabeleireiro português Tiago Parente não para: reconhecido por ser um dos profissionais mais requisitados para cuidar do visual de diversas celebridades e jornalistas, em abril deste ano foi anunciado como embaixador de Kérastase no Brasil e, agora, se prepara para dar uma masterclass na Academia L ‘Oréal Professionnel, em São Paulo, no dia 01/07.

Em entrevista exclusiva para Cabelos&cia, ele fala sobre os desafios que os cabeleireiros encontram nos atendimentos, a busca pela edução e especialização na carreira e tendência.

Confira a seguir.

Qual é a importância dos trabalhos de cor e corte caminharem juntos no atendimento?
É de suma importância. Da mesma forma que você deve ter seu médico de confiança, pois cada um vai ter sua opinião, na área dos cabeleireiros ocorre o mesmo. Cada um enxerga a cliente de uma maneira particular. É importante confiar no profissional que você escolheu. Por exemplo, eu gosto de uma cor que vá iluminar o corte que eu criei. O corte é a moldura do rosto e o estilo da pessoa. Então, a cor vai engrandecer o corte. Por isso, gosto sempre de fazer a cor após definir o corte. Daí a importância de ambos caminharem juntos. Se a pessoa faz uma coloração e eu corto por cima, pode listrar, por exemplo, estragar a cor ou ainda o corte.

“O corte é a moldura do rosto e o estilo da pessoa. Então, a cor vai engrandecer o corte. Por isso, gosto sempre de fazer a cor após definir o corte”, explica Tiago.

Na sua opinião, qual é o maior desafio que o cabeleireiro encontra hoje ao trabalhar com loiros?
O maior desafio é conseguir um loiro saudável, que não danifique muito os cabelos, não deixe ressecado e sem brilho. E que consiga o tom certo, ou seja, não fique amarelado ou esverdeado. O tom de loiro saudável é o que mais apresenta dificuldade aos cabeleireiros. 

Atualmente, temos um grande número de ofertas de atualização profissional e educacional. Quais critérios o cabeleireiro deve seguir na hora de escolher o melhor investimento em sua carreira?
O cabeleireiro deve focar no serviço que ele mais gosta de fazer e se especializar: ou seja, definir se é corte, cor, penteado, química, terapia, tricologia e aí se direcionar para os cursos de especialização naquela área. Assim, ele fica mais forte e alcança maior reconhecimento profissional por aquele serviço.

Muitas clientes reclamam que alguns produtos direcionados aos fios loiros, principalmente aqueles com função neutralizadora de tons amarelos, ressecam o cabelo. O que Blond Absolu tem de diferente neste quesito?
 A coleção Blond Absolu veio para desmistificar o ressecamento em xampus para loiras. Ele é dividido em linha para brilho e coleção para matização do fio, ambos superhidratantes e com creme sem enxágue e com máscaras potencialmente hidratantes para não ressecar os cabelos. Os extrato de flor de edelweiss são o truque para deixar as madeixas mais macias e saudáveis. 

A nova linha é a primeira criada exclusivamente para cuidar de todos os tipos de loiro, do platinado ao dourado, dos tons de mel aos morenos iluminados ou grisalhos.

Você pode destacar alguns estilos de cortes que estão em alta? Quais tons e técnicas de mechas você tem apostado em suas clientes?
Os cortes em alta são os blunts e suas variações, cortes mais retos, e as franjas, mais desfiadas, vieram com tudo. Além disso, as mechas esfumadas, sem marcas, listras, de maneira mais natural, são as que as clientes têm curtido mais.