Os segredos de Lucy Ramos para um crespo perfeito

18/09/2019 | Redação

Com dicas do expert em cachos Wilson Eliodorio, a atriz abre seus cuidados com o cabelo no dia a dia

Para interpretar a professora de inglês Sylvia, na novela A Dona do Pedaço, a atriz Lucy Ramos precisou topar uma grande transformação: clarear bastante o cabelo até chegar em um tom dourado.

Com isso, a rotina de beleza ganhou novos reforços além dos cuidados normais aos fios afro para alcançar o efeito crespo perfeito. “Mais hidratação, mais umectação, óleos na finalização e, de vez em quando, um condicionador matizante para reduzir o efeito amarelado”, conta ela.

Confira também: Dicionário da descoloração: tudo o que você precisa saber

Mas, para alcançar o crespo perfeito que vemos na capa da Cabelos&cia de setembro, Lucy explica que a transformação foi feita em etapas. “Assim não tive uma perda dos cachos como acontece com muitas que tentam chegar ao loiro de uma só vez. Só na terceira ida ao salão consegui chegar ao tom desejado. Cada pessoa tem o que funciona para o seu afro, né? Isso é muito legal”, considera.

Cuidados com os cachos no dia a dia

Desde que ficou loira, ela diz ter diminuído a quantidade de xampu e lava a cabeça, em média, duas vezes na semana para manter o visual do crespo perfeito. “Antes da lavagem, passo óleo de coco no cabelo ainda seco e sujo. Depois, aplico xampu só na raiz, protegendo as madeixas. Com elas mais curtas, só seco com difusor, que ajuda a dar mais volume”, ensina ela, que aprendeu outros segredos com Wilson: secar primeiro a raiz para depois usar o difusor, para que os fios fiquem em tamanho natural.

Em seguida, Lucy vai secando cada mecha na raiz, para manter volume no fundo sem perder definição do cacheado. “Cuidar do afro natural ainda é muito novo. Entender como pegar, secar, qual produto é o certo para cada tipo de textura não é de uma hora para outra que se aprende. E nem todos os cabeleireiros tem a expertise de cuidar dele. Então é necessário ser curiosa e procurar aprender o que é bom para seu cabelo”, opina.

Beleza sem limites

“Por um bom tempo, não aceitava o volume do meu cabelo, hoje amo. Até tenho uma página no Instagram chamada @segundascacheadas, onde compartilho dicas com as seguidoras. É um espaço de empoderamento. Eu fui escrava da química até entender que assumir nossos fios naturais é assumir uma identidade, e eu tenho muito orgulho da minha!”

Isso significa nunca mais mudar a estrutura capilar? “‘Nunca’ é uma palavra que limita demais. Acho que a luta é se libertar de padrões e ficar livre para fazer o que quiser com o seu cabelo. Se eu tiver vontade de mudar a textura do meu, mudarei sem medo de ser feliz, mas eu me amo cacheada! Já passei uma fase fazendo escova e não me reconhecia. Foi importante passar por essa fase para entender que volume é bom e eu gosto”, finaliza a artista.

Segredos da capa

O corte da Lucy Ramos tem base reta e um repicado desde a base até a linha da franja. “Na novela, ela usa uma extensão tic-tac curtinha para alongar levemente. Fica legal para todo tipo de cacho, inclusive funciona para crespo também. É um cabelo que, se finalizado com produtos oleosos e hidratantes, perde um pouco de volume e ganha uma franja mais marcada. Estilizado com produtos secos, que dão volume, ganha um efeito repicado, com cara de anos 1980, meio Flashdance”, desvenda Wilson Eliodorio. A cor eleita foi um loiro dourado com raiz esfumada.

Texto: Annamaria Aglio

Edição Site: Monique Abrantes