Tons naturais: confira a tendência de cores mais discretas

18/06/2019 | Redação

Serviços que valorizam tons mais naturais no resultado final do trabalho são cada vez mais pedidos nos salões

Calma! Rosa, roxo, azul, verde e outras cores fantasia continuam a ter seu espaço e seu público quando se fala em coloração de cabelo. No entanto, a grande aposta vai para os tons naturais, e não é só na cor dos fios: maquiagem, cortes e até o styling também seguem por aí.

Para Eliabe Moreira, diretor artístico da Alfaparf Milano, a tendência, que começou a despontar há mais ou menos dois anos, tem a ver com um desejo global de se aproximar daquilo que a natureza tem a oferecer. “As pessoas estão assumindo as formas naturais dos seus fios, seus volumes. Mas sem perder a elegância e o brilho de vista”, informa.

Por fim, Fil Freitas, embaixador da L’Oréal Professionnel e hairstylist do Fil Hair & Experience, no Rio de Janeiro, resume: “ Cada vez mais as ferramentas de beleza são usa – das para dar um upgrade, não para transformar”.

Quais as cores da moda?

De maneira geral, o inverno traz bases frias com reflexos mais mornos, aquecidos. Aqui, algumas apostas dos experts a respeito dos tons naturais que estarão em alta na estação — sem se esquecer de, antes de escolher um, ter certeza de que ele combina com a sua cliente.

Confira também: Vem, inverno: Romeu Felipe fala as tendências de cor para a próxima temporada

Ruivos

Em geral, são bastante procurados no inverno. A aposta é nos tons mais pálidos, no castanho-claro e loiro médio, ambos acobreados. Este último, por sinal, também pode ser usado para iluminar loiros de maneira sutil. As mechas podem ser levemente douradas. “O strawberry blond, que reinou por tanto tempo, fica um pouco de lado por enquanto”, confirma Fil Freitas.

Castanhos

A base deve pender para tons amadeirados e de avelã, além do loiro-escuro marrom dourado e dos castanhos-claros e acobreados. Mescle com mechas quentes, como os tons de mel.

Loiros

Prefira criar raízes com tons frios, como o loiro cinza dourado, e mechas quentes, douradas, para trazer luz para o visual. Beges, loiros médios e mel também estarão em alta.

Como usar a tendência?

É bom lembrar que a moda do natural não tem nada a ver com desleixo, pelo contrário! O cabelo deve brilhar e estar muito bem cuidado. Veja, a seguir, algumas dicas dos experts para conseguir o look:

Cores sólidas são uma forte aposta

Isso mesmo: a ideia, aqui, é colorir a maior parte dos fios, da raiz até as pontas, de uma nuance apenas. Mas não tudo, e esse é o toque de mestre: o cabelo natural tem mais de um matiz. Portanto, mechas estão liberadas, desde que sejam para iluminar e não para criar contraste. Solte sua criatividade e sensibilidade para produzir visuais incríveis e elegantes.

Mechas vêm para valorizar a cor e não serem protagonistas

Elas devem ser muito fininhas e apenas um ou dois tons acima da base. Além disso, faça em pouca quantidade e em áreas selecionadas, como o topo da cabeça, esfumadas na raiz. “No inverno, o ideal é destacar a profundidade que elas dão, e não a luz”, explica Miguel Estelrich, embaixador da Wella Professionals, e hairstylist do Casa Peluqueria, em Blumenau (SC).

Cores personalizadas estão com tudo

São misturas de duas ou três nuances diferentes que o profissional cria para aquele cliente específico. Ao elaborar esse mix exclusivo, não só se aproxima da tendência natural como é uma ótima maneira de fidelizar a clientela. Ou seja, todo mundo sai ganhando!

Suitability é a palavra da vez

Ela significa “adequabilidade”. “Ou seja, não podemos prestar atenção apenas nos tons e reflexos mais desejados, mas também se eles combinam com a cliente, se encaixam no estilo de vida dela, tom de pele e tipo de fio”, detalha Eliabe. O cabelo das famosas ainda pode servir de inspiração, mas sempre explique que vai adaptar o tom. “É muito importante ter noção dessa dimensão. E bom senso sempre!”, diz o profissional.

Branquinhos também pegam carona na tendência

Quer dizer, na hora de colorir os grisalhos, a norma é disfarçar, usando uma coloração da mesma base natural ou mechas finíssimas, e não transformar, alterando completamente o tom natural da cliente.

Texto: Carol Salles

Edição web: Monique Abrantes

Fotos: Shutterstock e divulgação (Instagram)